sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aprender as Artes na TVI



A jornalista da TVI, Catarina Fernandes, veio ao Chapitô assistir à performance 6SER, PAP – Prova de Aptidão Profissional do 1.º grupo de alunos do 3.º ano da EPAOE, e aproveitou para perceber o trabalho de uma escola projecto que conta com 18 anos de experiência no Ensino e Formação nas Artes.

A jornalista falou com alunos, professores e com a direcção da casa sobre as saídas profissionais e os projectos dos futuros artistas que, em muitos casos, passam pelo ingresso em Instituições de Ensino Superior com sede em França, Espanha, Reino Unido.

A EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô forma, anualmente, cerca de 90 jovens nas áreas das Artes e dos Ofícios, atribuindo-lhes dupla certificação - equivalência ao 12.º ano e certificação de nível 3 - e contribuindo fortemente para o enriquecimento da classe artística em Portugal.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Passatempo COMPANHIA do CHAPITÔ

Companhia do Chapitô está de volta em Outubro com um novo espectáculo para toda a família, baseado no conto A Fabulosa História de Peter Schlemihl, de Aldelbert von Chamisso.

Queremos que também tu faças parte desta nova criação, o ponto de partida é a SOMBRA
Envia-nos a tua história, conto (não mais de 20 linhas) fotografia ou desenho, esquiço, recorte… se o teu trabalho for escolhido terás lugar garantido na estreia.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Esta semana no Bartô


Quarta 29 de Julho 22H Bartô
Jazz no Tanque
Nuno Costa Trio

Quinta 30 de Julho 22H Bartô
Músicas do Outro Mundo
Forró Universitário
Trio Forrozada - Forró sem Preconceito

Sexta 31 de Julho 22H Bartô
Noites de tertúlia onde o Fado acontece

sexta-feira, 24 de julho de 2009

“Agora eu era” nas Caldas da Rainha

A Companhia do Chapitô esteve nas Caldas da Rainha com “Agora eu era

Uma criação colectiva com encenação de Rui Rebelo, interpretação de Gina Tocchetto, João Madeira e Leonor Cabral

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A última prova




A última das 4 PAP realizou-se ontem, dia 22 de Julho, às 18H e 22H na Tenda de espectáculos do Chapitô.

Fechou com chave de ouro 3 anos de um processo de ensino da escola projecto que também é esta casa.

Eles perguntaram: - Amas-me, não me amas? Nós respondemos: Enquanto houver tempo, para sempre, indiscutivelmente.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Animados a rigor







O Chapitô vestiu-se a preceito, colocou luvas brancas afinou a voz, deu um jeito ao penteado e foi receber, no passado dia 20 de Julho, pelas 18H, no Auditório ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian o Prémio Gulbenkian Beneficência 2009. O júri, constituído por António Barreto (presidente), Alexandre Castro Caldas, Cristina Louro, Daniel Sampaio e D. Manuel Clemente, decidiu premiar esta organização (entre as quase três dezenas de candidaturas que apreciou), sublinhando o contributo de projectos deste tipo para a vida comunitária nos bairros em dificuldade.

O Chapitô é um projecto aberto ao mundo que se instalou no Alto da Costa do Castelo com o firme propósito de, em 1981, empreender a construção de um modelo social e económico que tem na Inserção através das Artes o foco de criação de uma dinâmica social de cruzamentos vários.

O Prémio Gulbenkian Beneficência 2009, o estímulo e reconhecimento que deste facto advém, representa, como refere Teresa Ricou, uma muito bem-vinda mais valia. No entanto, o prémio diário é o trabalho de muita qualidade feito por todos os que nesta casa navegam: colaboradores, professores e alunos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Amas-me, não me amas?

A última das 4 PAP - Prova de Aptidão Profissional, KRANKHEIT, realiza-se já na 4.ª feira, dia 22 de Julho, na Tenda de espectáculos dos Chapitô, às 18.00H e 22.00H.

Sinopse:
A razão e a justiça são as grandes armas do paranóico.
- Amas-me, não amas?
- Amas-me, não amas?
- Algum de vocês tem a noção do quanto influencia este espaço?
- Carne vai bem com carne.
- É a hora!

Intérpretes: Chandra Malatitsch, Rita Botas, Samuel Managil, Susana Kristensen
Cenografia, Figurinos, Adereços, Desenho de Luz, Som: Iuri Rodrigues, Ricardo Oliveira
Duração: 40 minutos
Entrada: Livre

E já se contam 3...



A 3.ª Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º Ano dos Cursos de Artes e Ofícios do Espectáculo decorreu ontem, dia 29 de Julho, às 18H e 22H, na Tenda de Espectáculos do Chapitô.

Um júri com um olhar crítico, mas construtivo, deixou aos alunos um ghrande conselho: a partir de agora é a sério.

A nossa Escola anda não saiu de Cena.

Esta semana no Bartô


Terça 21 de Julho 21H Bartô
Debate
Um mundo de paz através do diálogo inter-religioso

Quarta 22 de Julho 22H Bartô
Jazz no Tanque
Os Dissidentes Trio

Quinta 23 de Julho 23H30 TENDA
Festa do Ponta-pé (finalistas 3º ano)
RETRO_ACTIVOS participação especial: DJAHMFALA

Sexta 24 de Julho 22H Bartô
Noites de tertúlia onde o fado acontece

Sábado 25 de Julho 23H Bartô
Noite ½ Tour à l'imaginationLucky apresenta:
Music around the good vibrations

Domingo 26 de Julho 22H Bartô
África aos Domingos
Trifusão

sexta-feira, 17 de julho de 2009

GatoPinGato, a 19 de Julho, definam "normal"



GatoPinGato, a 3.ª Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º Ano da EPAOE, decorre no próximo dia 19 de Julho, na Tenda de espectáculos do Chapitô, às 18.00H e 22.00H.

Sinopse:
Como sabes que és tu quem controla o tempo e não é o tempo que te controla a ti?
Até que ponto somos influenciados pelos mitos e pelas superstições?
Até quando achas que estás ligado a um novo “habitat”?
Como é que te podes julgar o dono do desconhecido?
Quando vais parar de olhar para o relógio?
Somos assim tão diferentes?
Define "normal"!

Intérpretes: Carina Cunha, Joana Girão, Ruben Almeida, Sâmara Botelho, Tiago Gonçalves
Cenografia, Figurinos, Adereços, Desenho de Luz, Som: Hingred Germinari, Luís Silva, Sílvia Lousada
Duração: 40 minutos

Entrda: Livre

2.º Desafio dos alunos da EPAOE




A 2.ª Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º Ano dos Cursos de Artes e Ofícios do Espectáculo decorreu ontem, dia 16 de Julho, às 18H e 22H, na Tenda de Espectáculos do Chapitô.Mais um trabalho conjunto, mais um desafio ultrapassado.

São estas e outras cenas que fazem deste projecto, desta escola, desta Casa um abrigo especial.

No Chapitô, em Julho, manteremos a Escola está Em Cena.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ao espelho

E o Jornal de Letras convidou Teresa Ricou para se ver ao espelho.

Um retrato fiel ou infiel? Como disse a personagem Adoro, criada pelo cineasta Pedro Almodóvar: “Uma mulher é tanto mais autêntica quanto mais se parece com aquilo que sonhou ser”

Ora leiam.

Publicado pelo Jornal de Letras a 15 de Jullho de 2009

Os eternos amores de Teresa

José Candeias, locutor do programa “O prazer é todo meu” da Rádio Romântica FM, quis saber mais sobre esta coisa de se andar apaixonada.

Conversa puxa conversa e convida a Teresa, que deixa de ser presidente e mentora do projecto Chapitô para vestir a pele de Mulher apaixonada, para, na rubrica “A minha Paixão”, explicar como se mantém a chama acesa.

Os prazeres, os eternos amores, as chamas, a emoção e a razão foram os ingredientes de uma conversa entre dois amantes das gargalhadas sérias.

E assim se fala do Chapitô.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um projecto integrado numa manhã com a Rádio Sim

A Rádio Sim passou a manhã do dia 15 de Julho no Chapitô e falou com os responsáveis das diferentes áreas deste “nosso” projecto integrado.

A pedagoga Albertine Santos, neste projecto desde a sua fundação, enquadrou o trabalho feito pela equipa do Chapitô nos Centros Educativos Navarro de Paiva e Bela Vista, do trabalho levado a cabo no lar de transição localizado no coração do Chapitô, a Casa do Castelo, e deste conceito de Reinserção Social através das Artes.

Maria do Céu Gonçalves, coordenadora do projecto Animação em Acção no Centro Educativo da Bela Vista, falou do trabalho da equipa Chapitô nesta instituição sob tutela do Ministério da Justiça, destacando os talentos que, diariamente, nascem dos caminhos da Fantasia.




Sílvia Barros, da equipa de coordenação da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo, falou da área pedagógica do Chapitô e deste conceito de escola projecto impar e único em Portugal.

Com uma oferta pedagógica nas áreas das Artes e dos Ofícios, a EPAOE assume-se como um projecto de formação com qualificação de nível 3, dando equivalência ao 12.ºano.

Sílvia Barros destacou as taxas de inserção profissional e os percursos profissionais que vão desde o trabalho em Companhias de Teatro, Companhias de Circo, Artes Performativas, de Rua e de Dança, até à via profissionalizante, opção tomada pelos alunos que decidem completar o seu percurso ingressando em Instituições de Ensino Superior sedeadas em vários países da Europa como França, Espanha e Reino Unido.




A fechar, Teresa Ricou, presidente e mentora do projecto Chapitô, não deixou de destacar a responsabilidade de se ser único.

O Prémio Gulbenkian Beneficência 2009, o estímulo e reconhecimento que deste facto advém, foi referido por Teresa Ricou como sendo uma muito bem-vinda mais valia, mas que o prémio diário é o trabalho de muita qualidade feito por todos os que nesta casa navegam: colaboradores, professores e alunos.

Os novos desafios e a perspectiva de um 4.º ano de especialidade foram também destacados por Teresa Ricou que falou das Provas de Aptidão Profissional, caracterizando-as como um treino permanente para um ensaio regular só atingido com uma batuta de exigência presente no processo de aprendizagem.

A mentora deste projecto terminou referindo a programação cultural desta Casa que percorre o Dia para desembarcar na Noite.

.
Sent at 3:29 PM on Wednesday

terça-feira, 14 de julho de 2009

(A)tentados baseada na peça de Martin Krimp


(A)tentados, a 2.ª Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º Ano da EPAOE, decorre no próximo dia 16 de Julho, na Tenda de espectáculos do Chapitô, às 18.00H e 22.00H.

Deixamos-lhe a sinopse:


Num primeiro instante declaram-nos livres e independentes.
No instante seguinte restringem as nossas escolhas e acções!
Quem disse que isto é “normal”?

Com base na peça “ (A)tentados” de Martin Krimp, procuramos descobrir o universo que nos é próprio e a opressão que, secretamente, ainda acontece.

Intérpretes: Guilherme Gonçalves, João Valério, Márcia Pereira, Rita Diogo, Vânia Fernandes
Cenografia, Figurinos, Adereços, Desenho de Luz, Som: Carla Correia, Sara Neves


Entrada: Livre
Duração: 40 minutos

Trabalho de Escola Projecto avaliado por júri









A Prova de Aptidão Profissional do primeiro grupo de alunos do 3.º Ano dos Cursos de Artes e Ofícios do Espectáculo decorreu ontem, dia 13 de Julho, às 18H e 22H, na Tenda de Espectáculos do Chapitô.

O Júri avaliou positivamente o trabalho desenvolvido por alunos e equipa pedagógica do Chapitô, reforçando o conceito de ensino projecto com uma dinâmica de interdisciplinaridade patente durante estas primeiras avaliações.

Cá vos deixamos algumas imagens desta primeira prova e na agenda marcámos as que se seguem.

No Chapitô, em Julho, a Escola está Em Cena.

domingo, 12 de julho de 2009

Estamos no Facebook ;-)


Como não poderia deixar de ser, o Chapitô, grande Senhora do Circo, mostra que é de todas as associações culturais a mais requisitada e, no espaço de 10 dias, fez 1500 amigos através daquela que todos dizem ser uma das ferramentas de comunicação mais poderosas dos dias que correm: o facebook


O primeiro passo está dado. Estamos no facebook com fotos e vídeos e eventos e amigos aos mil e gargalhadas e, a toda a prova, uma gestão de imagem cuidada.

No início do próximo ano lectivo, para marcarmos em grande a rentrée, estaremos no twitter.

Espreitem! Estamos certos que seremos amigos para todo o sempre.

sábado, 11 de julho de 2009

É já no dia 20 de Julho!!!


O Prémio Gulbenkian Beneficência contemplou, este ano, uma colectividade cultural e recreativa constituída há mais de duas décadas, e que é já uma referência entre as instituições vocacionadas para reinserção social e profissional – o CHAPITÔ.

O júri, constituído por António Barreto (presidente), Alexandre Castro Caldas, Cristina Louro, Daniel Sampaio e D. Manuel Clemente, decidiu premiar esta organização (entre as quase três dezenas de candidaturas que apreciou), sublinhando o contributo de projectos deste tipo para a vida comunitária nos bairros em dificuldade. O CHAPITÔ dedica-se ao trabalho de animação sociocultural, virado para as artes circenses, junto de crianças e adolescentes oriundos de bairros problemáticos e de jovens entregues pelo Tribunal de Menores às instituições de reinserção social.

O júri reconheceu o mérito do esforço desenvolvido por esta colectividade há 24 anos, no sentido de promover a autonomia individual dos jovens, através da aquisição de conhecimentos, da criatividade e da expressão artística, com vista à reinserção social e capacitação profissional. Para além desta acção, o Chapitô presta ainda apoio psico-social, jurídico, médico e alimentar.

No valor de 50 mil euros, este prémio corresponde a uma das quatro áreas estatuárias estabelecidas por Calouste Gulbenkian no seu testamento e que constituem, desde sempre, as esferas de actuação da Fundação. Os vencedores dos restantes prémios nacionais Gulbenkian (Arte, Ciência, Educação) e Prémio Internacional Calouste Gulbenkian serão anunciados em breve.

A entrega dos Prémios Gulbenkian realiza-se a 20 de Julho na Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Figuras do Mundo do Espectáculo integram Júri das PAP's


A estilista Fátima Lopes, o cenógrafo José Costa Reis, os actores Virgílio Castelo, Rogério Samora, Ângelo Torres, José Carlos Garcia, Merche Ochoa - esta última reconhecida artista de circo internacional - serão alguns dos membros de júri já confirmados para a avaliação das provas do final dos alunos do 3º ano dos Cursos Profissionais de Artes do Espectáculo: Interpretação e Animação Circenses e Cenografia, Figurinos e Adereços.


AS PAP – Provas de Aptidão Profissional são levadas a cabo pela Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô nos dias 13, 16, 19 e 22, às 18H e 22H, na Tenda do Chapitô.

Aos Membros do Júri juntar-se-á uma Comissão de Convidados de Honra, da qual já fazem parte a pedagoga Emília Brederode, a Deputada Joana Amaral Dias, o Assessor da Direcção Geral das Artes Marcelo Gouveia, o pianista e professor da Escola de Música do Conservatório Nacional Nuno Barroso, o Assessor do Gabinete do Coordenador Nacional do Plano Tecnológico António Bob dos Santos, o Administrador do Grupo Sacramento Campos Carlos Sacramento Campos, entre outros.

Estas provas possuem o carácter de um projecto artístico transdisciplinar, ao integrar, dramaturgicamente, as aprendizagens e as competências adquiridas e aperfeiçoadas, intracursos, ao longo de 3 anos de formação.

A composição do Júri evidencia o esforço da equipa da EPAOE em credibilizar o processo de aprendizagem nas Artes Performativas, com predominância nas Artes de Rua, Circo e Palco.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

6Ser - 1.ª Prova de Aptidão Profissional dos alunos da EPAOE











6Ser, a 1.ª Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º Ano da EPAOE, decorre no próximo dia 13 de Julho, na Tenda de espectáculos do Chapitô, às 18.00H e 22.00H.
Sinopse:

Num laboratório aparentemente calmo e normal, comparando o ser humano de hoje com o seu antepassado, mostra-se a evolução da humanidade, reintroduzindo algumas memórias a estes cinco seres, com a finalidade de personalizar cada produto aos modelos pretendidos pelos cientistas: o amante perfeito; a mãe perfeita; o filho perfeito; a cozinheira perfeita e a ouvinte perfeita… Através das técnicas do novo circo, expressão corporal e interpretação, o grupo leva-nos numa viagem em busca da perfeição inatingível.

Intérpretes: Mariana Portugal, Mónica Pires, Mafalda Pereira, Hugo Mega, João Martins
Cenografia; Desenho e operação de Luz: Liliana Lopes
Figurinos; Operação de Som: Ricardo Santanna
Maquilhagem: Liliana Lopes e Ricardo Santanna

Entrada: Livre

Duração: 40 minutos