quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um projecto integrado numa manhã com a Rádio Sim

A Rádio Sim passou a manhã do dia 15 de Julho no Chapitô e falou com os responsáveis das diferentes áreas deste “nosso” projecto integrado.

A pedagoga Albertine Santos, neste projecto desde a sua fundação, enquadrou o trabalho feito pela equipa do Chapitô nos Centros Educativos Navarro de Paiva e Bela Vista, do trabalho levado a cabo no lar de transição localizado no coração do Chapitô, a Casa do Castelo, e deste conceito de Reinserção Social através das Artes.

Maria do Céu Gonçalves, coordenadora do projecto Animação em Acção no Centro Educativo da Bela Vista, falou do trabalho da equipa Chapitô nesta instituição sob tutela do Ministério da Justiça, destacando os talentos que, diariamente, nascem dos caminhos da Fantasia.




Sílvia Barros, da equipa de coordenação da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo, falou da área pedagógica do Chapitô e deste conceito de escola projecto impar e único em Portugal.

Com uma oferta pedagógica nas áreas das Artes e dos Ofícios, a EPAOE assume-se como um projecto de formação com qualificação de nível 3, dando equivalência ao 12.ºano.

Sílvia Barros destacou as taxas de inserção profissional e os percursos profissionais que vão desde o trabalho em Companhias de Teatro, Companhias de Circo, Artes Performativas, de Rua e de Dança, até à via profissionalizante, opção tomada pelos alunos que decidem completar o seu percurso ingressando em Instituições de Ensino Superior sedeadas em vários países da Europa como França, Espanha e Reino Unido.




A fechar, Teresa Ricou, presidente e mentora do projecto Chapitô, não deixou de destacar a responsabilidade de se ser único.

O Prémio Gulbenkian Beneficência 2009, o estímulo e reconhecimento que deste facto advém, foi referido por Teresa Ricou como sendo uma muito bem-vinda mais valia, mas que o prémio diário é o trabalho de muita qualidade feito por todos os que nesta casa navegam: colaboradores, professores e alunos.

Os novos desafios e a perspectiva de um 4.º ano de especialidade foram também destacados por Teresa Ricou que falou das Provas de Aptidão Profissional, caracterizando-as como um treino permanente para um ensaio regular só atingido com uma batuta de exigência presente no processo de aprendizagem.

A mentora deste projecto terminou referindo a programação cultural desta Casa que percorre o Dia para desembarcar na Noite.

.
Sent at 3:29 PM on Wednesday

Sem comentários: