terça-feira, 30 de julho de 2013

Actividade de fim-de-semana

Inserido na parceria desenvolvida com o SANAS – Corpo Voluntário de Salvadores Náuticos, promoveu-se uma actividade dinâmica para sensibilizar os jovens da EPAOE para a responsabilidade cívica e também como forma para promover um espaço e tempo de interacção entre pares.


O Responsável do SANAS, o Eng.º Rodrigo Gomes Lea, acolheu os jovens de maneira entusiástica e assertiva e explicitou um pouco dos objectivos deste corpo de Voluntários de Salvadores Náuticos. Apresentou depois as principais diferenças entre este organismo e o ISN – Instituto de Socorros a Náufragos, com jurisdição ao nível das praias, enquanto o SANAS tem a sua principal actuação no Mar.

Realizámos a ronda no percurso desde Algés até à praia de Santo Amaro de Oeiras. Havia pouca gente nas praias uma vez que as condições climatéricas não estavam muito propícias. Após esta ronda dirigimo-nos para o Farol do Bugio, onde todos se puderam banhar, descansar um pouco e comer qualquer coisa. Após o regresso retirámos o barco da água e tratámos dos arrumos e da limpeza do mesmo.

Os jovens divertiram-se imenso por se tratar de uma actividade diferente e estimulante. Não tinham ideia de que existisse alguém a fazer este tipo de trabalho e com características voluntárias, podendo até eles inscrever-se junto deste corpo de voluntários e poderem participar activamente numa actividade interessante e de responsabilidade cívica.

Ao longo da actividade foi importante perceber a relação entre eles, de interajuda e partilha como valores presentes num diálogo franco e verdadeiro sobre as suas vivências relacionadas com a actividade.

Todos ficaram motivados para voltar novamente numa próxima oportunidade.








Sem comentários: