sábado, 10 de novembro de 2012

Ano lectivo 2012/2013




?Ser Cidadão! em trabalho interdisciplinar no 1º ano 


Para que 2013 seja efectivamente o ano dos Cidadãos e para isso nos convoca institucionalmente a Comissão Europeia, a nossa escola decidiu precisamente integrar e incorporar essa orientação como bússola de reflexão, pensamento, criação plástica, performativa e artística - circense à volta do tema ?Ser Cidadão!

Com os alunos do 1º ano, procuraremos questionar e interpelar. Formar com as palavras, a reflexão, o debate de ideias, levar a procurar as emoções e a técnica para que o corpo fale e exprima, artisticamente, o que as palavras dizem; partilhar identidades e ideias comuns; perseguir ideais; construir cidades imaginárias de fraternidade e dignidade humanas, espaços reais e cenográficos.

Ser cidadão interveniente e activo implica ser responsável pelos seus actos no diálogo com o Outro através da Partilha e coesão, equidade e justiça, escuta e acção.
A cidadania constrói-se e activa-se quotidianamente. Não percamos mais tempo. Passemos à acção de modo consciente e programático.

Colocámos, desde já na nossa vida escolar o processo criativo, em marcha, para essa cidadania participativa que todos desejamos, nas diferentes disciplinas, em diversos momentos e em diversas actividades e formas de fazer.
O esquema de trabalho delineado para o 1º trimestre mostra-nos “work in progress” em trabalho individual e colectivo.
Cidadãos do mundo.  

 Antónia Pereira
Professora de Português e Coordenadora do 1ºAno


Sem comentários: