terça-feira, 3 de julho de 2012
Uma iniciativa pioneira: Chapitô parceiro do 1º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro
Teresa Ricou e o Chapitô estiveram no Rio de Janeiro, Brasil, para participar no 1.º Festival Internacional de Circo, no âmbito do Ano do Brasil em Portugal / Portugal no Brasil. Este foi um grande projecto de divulgação do Circo Contemporâneo e do Circo Social que aconteceu, simbolicamente, nos territórios pacificados desta cidade, entre os dias 21 de Junho e 1 de Julho.
Pela primeira vez, as duas Federações encontraram-se, numa fusão do Norte com o Sul: Teresa Ricou como presidente e fundadora do Chapitô e membro da Federação Europeia das Escolas de Circo e Júnior Perim, co-fundador e director executivo do Crescer e Viver, membro da Federação Ibero-Americana de Circo, e da direcção do Festival.
Esta viagem teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Comissariado de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal (Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal).
http://www.festivaldecirco.com.br/
Sobre a criação da Federação Ibero-Americana de Circo (FIC)
O Circo passou a constituir mais um laço importante no fortalecimento das afinidades históricas, culturais e linguísticas entre os países da América Latina e da Península Ibérica na Europa. Esta Federação vai encurtar as distâncias do céu e do oceano Atlântico, constituindo um amplo “picadeiro” imaginário onde, organizações que actuam nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses e performativas no Brasil, Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha e Portugal, vão trabalhar pela integração, desenvolvimento do circo hispanófono e lusófono.
Constituem a FIC o Chapitô (Portugal), o Circo Social del Sur (Argentina), o Circo del Mundo (Chile), o Circo Para Todos (Colômbia), o Carampa (Espanha), La Tarumba (Peru), e o Crescer e Viver (Brasil).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário