terça-feira, 3 de julho de 2012

Teresa Ricou é oradora convidada no seminário “Para um projecto de Futuro”_1º Festival Internacional de Circo

Rio de Janeiro


O Teatro Glauce Rocha recebe Teresa Ricou, entre outros convidados, para uma conferência subordinada ao tema “Novos Paradigmas Da Formação Para As Artes Circenses”, dia 26 de Junho. Inserido na programação do 1.º Festival Internacional de Circo, a decorrer no Rio de Janeiro, a comunicação da presidente do Chapitô apresentará o modelo pedagógico da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo, considerado um projecto inovador e que alia, com sucesso, a transmissão das Artes Circenses ao trabalho de Inclusão Social pela Arte.

Este convite surge no seguimento da parceria de realização do 1º Festival Internacional de Circo com o Chapitô.

Sinopse:
Nos últimos 15 anos do século XX o circo reinventou-se como linguagem e como disciplina, como meio de participação social e como meio de expressão. O século XXI nasce com uma presença desta forma, impensado entre as artes cénicas até 30 anos.
No entanto, só evoluiu desta forma com políticas e processos visionários que provocaram um novo olhar para o circo, além de projectos pioneiros que o colocaram diante dos olhos de um público também renovado.
Hoje, uma expressão contemporânea e o espírito criativo transcendem o puramente artístico e reinventam a maneira como o circo vem ao público. Para apoiar este processo, vamos construir esta plataforma de políticas de apoio ao sector artístico e aos processos de formação essenciais para sua existência.
Especialistas de todo o mundo discutirão que passos devem ser tomados …

Programa
26 de Junho
Seminário: Para Um Projecto De Futuro

Manhã
10h às 12h – CIRCO E CONTEMPORANEIDADE – AS NOVAS NARRATIVAS DO ESPETÁCULO (Mediador: Donald Lehn)
• Gamba Jr
• Roberto Magro
• Rob Tannion

Tarde
14h às 17h – NOVOS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO PARA AS ARTES CIRCENSES (Mediadora: Annia)
• Marcos Bortoleto
• Wilson Souza Costa
• Julio Revoledo
Teresa Ricou (Chapitô)

 

Sem comentários: