quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A caminho da final!

I Concurso de Fado do Chapitô

Já estão apurados todos os finalistas!


As terças-feiras do Bartô são noites de Fado, acontecimentos que já se impõem no circuito lisboeta. Raquel Tavares, Camané, Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Maria Amélia Proença, Beatriz da Conceição, António Pinto Basto, Esmeralda Amoedo e Carminho são alguns dos muitos fadistas que já partilharam com o público do Bartô a sua voz. Neste espaço, um bar acolhedor e intimista para a cultura do Fado, com uma programação diária no horário de funcionamento de Terça a Domingo, acontecem espectáculos ecléticos que vão desde o tradicional às bandas mais alternativas, passando por noites de tertúlia abrilhantadas pelo fogo da lareira.
Assim nasceu o I Concurso de Fado do Chapitô, um misto de orgulho pela candidatura (e depois vitória) do Fado a Património da Humanidade e da vontade de dar a conhecer novas vozes do fado. Como Prémio, o(s) vencedor(es) integra(m) a programação das Noites de Fado do Bartô e é-lhe(s) oferecido um jantar para duas pessoas no Restô. Há ainda um prémio Revelação (até aos 25 anos): 1 mês num Curso Fim de Tarde do Chapitô.

Depois de quatro eliminatórias, o júri apurou os finalistas.

O júri foi: Fernando Santos, Paula Sá, Rita Ribeiro, Fernando Jorge, Mário Rainho, Júlia Lopes, Odete Jorge, João Casanova, Elsa Casanova, Elsa Laboreiro, Gonçalo Salgueiro, Esmeralda Amoedo, António Pinto Basto e Maria João Quadros.

Os finalistas são: Joana Candeias, Sérgio Silva, Ana Catarina Grilo, Ana Margarida Santos, Ana Mendes, Pedro Santos, Liliana Martins e António do Carmo.

Dia 31 de Janeiro acontece a Grande Final, às 22h, no Bartô, com a mesa de júri composta por Sara Pereira, directora do Museu do Fado, Teresa Ricou, presidente do Chapitô e Alexandra, fadista portuguesa.

Aqui vos deixamos fotos da 4.ª Eliminatória:
O finalista António José do Carmo

O júri: Esmeralda Amoedo, Elsa Laboreiro e Gonçalo Salgueiro

A finalista Liliana Martins

O júri: Maria João Quadros e António Pinto Basto

Todos os participantes da noite. Parabéns!

Uma organização Chapitô / Zona Franca
2012

Sem comentários: