sexta-feira, 7 de março de 2008

Companhia do Chapitô no Festival Iberoamericano de teatro de Bogotá

A Companhia de Teatro do Chapitô está no Festival Iberoamericano de teatro de Bogotá com o espectáculo o “O Grande Criador”.
A Companhia do Chapitô é uma das companhias sensação do Festival.

Depois do sucesso do espectáculo DRÁKULA, a Companhia do Chapitô rumou a Bogotá para o Festival Iberoamericano de teatro, vai estar no Chapitô de 14 a 17 de Março e parte novamente para Brasília.

Com 12 anos de existência, a Companhia do Chapitô desenvolve desde o seu inicio uma linguagem artística própria - unindo disciplina e espontaneidade, técnica e fluidez, corpo e mente.
Desde a sua fundação, procura um teatro que amplie a participação, que se destaque de um teatro de reportório, literário, de arquitectura imutável.
A Companhia convida a pensar a experiência humana, resgata a importância do actor como instrumento artístico - corpo, voz, conhecimento e criatividade – ao mesmo tempo que convoca todos os recursos artísticos e cénicos disponíveis.
Um trabalho colectivo em movimento e em relação, que desenvolve um sistema de composição onde os elementos vocais, instrumentais, gestuais, rítmicos e plásticos estão ao mesmo nível da linguagem verbal, apelando a todos os sentidos. Valorizamos formas que revelam a imaginação e o optimismo humano daí a nossa vocação para a comédia, que responde, à capacidade do homem perceber os aspectos mais insólitos da sua realidade física e social.
A expressão comédia visual é segundo John Mowat, a expressão que melhor define o trabalho da equipa, que embora escape a qualquer tentativa de classificação, é muitas vezes identificado como Teatro do Gesto. Virada para um novo tempo teatral, a companhia abre as portas para uma arte centrada no actor e no jogo com público, afirmando a sua vocação universal. O nosso propósito é criar e comunicar um teatro de sentidos, um teatro de formas, de sons de silêncios, mas também de provocação e compromisso com o presente - cumprindo um duplo objectivo: formar e captar novos públicos, promovendo a educação pelo divertimento através do Teatro. Desde a sua formação produziu 22 criações originais, apresentadas tanto em Portugal como na Europa, América do Sul, Médio e Extremo Oriente.

Sem comentários: