Com o intuito de auscultar, promover e dar voz ao trabalho de ONGs, associações e organismos não governamentais de acção social, o Chapitô, promove mensalmente, e inserida na programação do Bartô, a rubrica: Conversas no Tanque.
Iniciamos assim a programação de Setembro, com a apresentação da
Associação Novo Futuro:
A Associação NOVO FUTURO tem por objectivo criar e gerir pequenos Lares para Crianças e Jovens - sem família ou retirados à família por ordem dos Tribunais - proporcionando às Crianças/Jovens acolhidas, sem distinção de sexo, raça, ou religião, o desenvolvimento humano a que têm direito, num ambiente familiar, com afecto, bem-estar e privacidade, para além de uma educação que lhes permita quando chegar a altura, uma mais fácil integração na sociedade.
É prioridade da Associação acolher grupos de irmãos, já que é esta, muitas vezes, a única forma de preservar o que resta das famílias biológicas ausentes ou de que as Crianças/jovens sejam separadas.
As Crianças/Jovens da NOVO FUTURO estão integrados na comunidade em que habitam, frequentam as escolas da área, cursos de formação profissional, estágios remunerados, formação religiosa, actividades de tempos livres, desportos e outras, de acordo com as suas idades, apetências e potencialidades havendo a preocupação em que se insiram bem no meio em que vivem, tenham amigos e desenvolvam as actividades que mais estejam de acordo com a sua personalidade, com vista a uma saudável preparação para a vida.
É assim que, pensando sobretudo nas Crianças e no seu direito a aceder a um futuro digno, o nosso projecto envolve um compromisso de longo prazo, afectivo, humano e de formação relativo a cada uma que ingressa num Lar da NOVO FUTURO, ficando à responsabilidade da Associação durante o tempo necessário para ingressarem na Sociedade Civil. Tal representa um esforço financeiro de grande proporção, que, para ser suportado, exige uma disponibilização permanente e adequada de recursos.
Sobre os membros e apoiantes da NOVO FUTURO recai a responsabilidade e grande desafio de criar as condições necessárias para que seja possível a cada uma destas Crianças/Jovens realizar o seu projecto de vida e conseguir ser feliz
Isabel Almeida Guerra
Presidente da Direcção
Sem comentários:
Enviar um comentário