quarta-feira, 16 de abril de 2014

Chapitô no Circus Space, em Londres

O CHAPITÔ ESTEVE NO CIRCUS SPACE, EM LONDRES, COM OUTRAS ESCOLA DE CIRCO EUROPEIAS
Durante três dias, diretores e coordenadores de várias escolas da FEDEC (Federação Europeia de Escola de Circo) reuniram-se para repensar algumas questões, como sejam a importância da mobilidade dos estudantes, a necessidade de criação de uma rede de investigação sobre o trabalho realizado nas escolas de circo e questões didáctico-pedagógicas.
O Chapitô também lá esteve com o apoio da Gulbenkian e apresentou mais uma vez o seu projeto, ímpar no contexto europeu, com o seu vasto trabalho assente na formação cívica através das artes circenses e na interdisciplinaridade entre os dois cursos (Interpretação e Animação Circenses e Cenografia, Figurinos e Adereços).
Houve um momento destinado à eleição do novo Conselho de Administração da FEDEC, que será agora presidido por Donald Lehn, da Escola de Carampa (Espanha), com quem o Chapitô mantém já uma forte ligação institucional.
Um dos outros objetivos desta viagem prendeu-se com a aproximação a outras escolas de Circo para a criação de parcerias e intercâmbios entre professores e alunos. Alguns alunos chapitoneanos já têm a possibilidade de estagiar e prosseguir os seus estudos superiores na área do circo em escolas europeias e sul-americanas, mas há que reforçar esses laços e oferecer novas possibilidades, visto que em Portugal o Chapitô é a única escola que oferece um curso deste tipo e que não há possibilidade de seguimento de estudos.
Foi bom, mais uma vez, o encontro com 3 ex-alunos do Chapitô que estudam agora em terras de sua majestade, no National Centre of Circus Arts (instituição de ensino superior) e já se encontram a organizar as suas vidas profissionais, com pequenos espectáculos e participação em eventos importantes. O Chapitô continua a ser a escola das suas vidas!






Sem comentários: