terça-feira, 28 de maio de 2013

Sorriso aos pés de Belém

A propósito das recentes controvérsias, Teresa Ricou  afirma, "O Palhaço é alguém que faz rir os outros ? Sim !
É sobretudo, se for um profissional competente, rigoroso, com uma sólida formação. Mas Palhaços, sobretudo o verdadeiro Palhaço, necessariamente encerra uma grande qualidade humana ! 
Como nos conta Henry Miler, no seu maravilhoso livro: O Sorriso aos Pés da Escada".

Com alguma frequência acontecem distracções devido à ignorância cultural e ao uso público e mediatizado da palavra “Palhaço”, aplicado sem qualquer critério a qualquer pessoa, desencadeando ressonâncias ofensivas ou valorativas …?!!
Este uso e abuso com alguma recorrência é obtuso e com efeitos perversos.
À profissão, à figura e por vezes ao personagem Palhaço – esta figura do mundo do espectáculo de circo, um património digno , é   de todo o respeito ,   com mais ou menos qualidade dependendo da performance, o mesmo se passa com qualquer profissão .
Sendo uma área artística, o Circo – Palhaços, um tema da contemporaneidade a propósito  da poésis dos enganos, dos disparates, do humor e das dicotomias (a sério/brincar; a rir/ chorar, a direito / ao avesso …) é preciso muita parcimónia e inteligência ao usar estas palavras como adjectivos, sejam eles perjorativos ou apreciativos.
A profissão Palhaço, é um caso muito sério, não é qualquer um ou qualquer uma que tem talento para tal !
Não é qualquer um com tal coragem de transgredir, denunciar, fazer rir, defender causas, sempre do lado dos mais fracos – o Povo.

Para qualquer informação contactar os profissionais do metier !

 

Sem comentários: