terça-feira, 3 de julho de 2012

Sobre o espectáculo do 2.º ano

A EPAOE - Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô apresentou o espectáculo fim de ano do 2.ºAno que se centrou nos temas Envelhecimento Activo e Força da Juventude, onde as Novas Tecnologias e a Arte do Circo se cruzam.

Este é um projecto em que, em paralelo, se trabalha a reinserção dos jovens em ambiente de criação artística, cultura e acção social, com o convite à participação de comunidades carenciadas ao abrigo de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O Chapitô, desde a sua fundação, sempre orientou a sua actividade para práticas de inclusão social pela Arte, desenvolvendo actividades regulares com os Centros de Acolhimento e Centros Culturais da SCML, com os Centros Educativos Navarro de Paiva e da Bela Vista, para além de um intenso trabalho de aproximação a esta franja da população feito com animações de rua.

Parabéns a todos pelo grande sucesso na estreia!

Dia 19 foi um dia em cheio n’O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. A EPAOE estreou o resultado de um ano de trabalho numa performance de circo e novas tecnologias subordinada ao tema do Envelhecimento Activo e do Diálogo Intergeracional. O saldo não podia ter sido mais positivo – cerca de 200 pessoas na plateia – uma parceria que a Dr.ª Rosalia Vargas, Directora do Pavilhão, e Teresa Ricou, Presidente do Chapitô, assinalam como importante e a desenvolver.

Durante a tarde do mesmo dia, e no âmbito de um protocolo assinado entre o Chapitô e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, alunos e animadores do Chapitô receberam e acompanharam um grupo de utentes do CASA – Centro de Apoio Social dos Anjos para uma visita guiada ao museu e aos bastidores do espectáculo (Fotos abaixo). Foi um momento singular, e que reforça o sentido de missão do projecto Acção Social do Chapitô de Inclusão pela Arte na resposta a comunidades carenciadas, um processo dinâmico que envolve todos em actividades que reforcem a sua auto-estima e construção individual.




Sem comentários: