Quarta-feira, 30 Maio, 22h, no Bartô, debatemos "O mal-estar com o acordo ortográfico"
Moderação de Teresa Salema
O Bartô recebeu Teresa Salema, presidente do Pen Club, escritora e Professora Universitária, para um debate sobre o Acordo Ortográfico. Acordistas e Anti-Acordistas sentaram-se à mesa para esclarecer o nosso público e comunidade escolar, num evento em que a participação de todos foi essencial.
O que sentem? Como o Acordo afecta o vosso dia-a-dia? Respondemos a estas e muitas outras questões nesta noite em que se investigou "o desacordo em relação ao acordo".
Não nos iludamos. Por um lado existe uma aparente liberalidade, por parte das autoridades legislativas e governativas, face à possibilidade de resistir às imposições do AO, que reconhecidamente falham as respectivas metas em todos os planos (alegada correspondência entre oralidade e escrita, pretensa unificação da língua para o mundo da lusofonia, real assalto das editoras ao mercado brasileiro, esse em que porém os leitores que amam a língua compreendem sem esforço o português europeu; será que esse assalto visa os analfabetos, os leitores light?). Por outro lado, essa liberalidade não consegue mascarar o carácter totalitarizante de uma medida que confronta o cidadão comum a par e passo com uma língua em que ele não se re-conhece.
Teresa Salema, in Público, 08.04.201
Sem comentários:
Enviar um comentário