terça-feira, 3 de julho de 2012

Matemática e Malabarismo

Já tem planos para este Sábado? Dê o seu sábado as voltas que der, não deixe cair este colóquio da matemática. - desafiou o Chapitô
A MATEMÁTICA DAS COISAS - Matemática e Malabarismo
O Chapitô invadiu o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
9 Junho, 16h

Sabe quantas sequências de malabarismo podem existir? Será que todas são possíveis de executar? E onde entra a matemática nisto tudo? O malabarismo envolve claramente destreza e concentração. O que talvez possa ser um pouco surpreendente é que a matemática seja útil nesta arte circense.


Dia 9 de Junho, às 16.00, descobrimos A Matemática nas Artes Circenses com António Machiavelo, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto, e o Chapitô - Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo.

Falámos com um matemático malabarista e assistimos a malabaristas com queda para a matemática.

O ciclo de conversas A Matemática das Coisas é organizado pelo Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática. A entrada é gratuita.

Falámos de matemáticos malabaristas e de malabaristas matemáticos, de como descrever movimentos malabares através de uma notação que ajudou a descobrir novos padrões e que coloca interessantes problemas matemáticos. E também de preconceitos e de ideias preconcebidas sobre o tipo de pessoa que se dedica à matemática, sobre a natureza dos assuntos de que esta disciplina trata e, acima de tudo, da importância central de brincar, no passado, no presente e para o futuro da nossa espécie.



Sem comentários: