sexta-feira, 9 de março de 2012

Março no Chapitô

A agenda do Chapitô do mês de Março já se encontra disponível online e num local perto de si!

Este mês celebramos o Teatro!



Falar de Teatro – do Dia Mundial do Teatro já dia 27 deste mês – é falar não só do criador, dos artistas, mas também do espectador, como "interventor" , aquele para quem aqui no Chapitô trabalhamos. Somos uma escola de artes e ofícios, uma companhia, uma produtora, uma sala de espectáculo, somos artistas e simultaneamente espectadores – e não espetadores (não espetamos facas?!!!...) como nos dias de hoje nos querem fazer crer. O nosso olhar vai directo a uma mudança social.
Criamos e observamos, produzimos e criticamos, acolhemos e divulgamos sempre no sentido de desenvolver, desafiar, provocar o olhar do público. Queremos um público activo: crítico, exigente, conhecedor, bem-disposto, corajoso. Incentivamos à descoberta de novos espectáculos, novos géneros, de todas as artes. E queremos que o público partilhe este risco connosco. Com humor e toda a comicidade que a vida merece.
Porque no Chapitô a criação é indissociável da actividade de espectador. E acreditamos que o público que nos visita tem potencial criativo através das sugestões que nos dá, das propostas que nos faz, das conversas que partilhamos. E queremos que assim se mantenha. O Chapitô é uma casa de cultura, aberta a todos.
Não há cultura sem espectadores. Teatro é drama, drama é acção. Circo é voar… voar… saltar… desafiando as leis da gravidade. Somos os performers da paz entre os mundos. É a prática artística desta casa. Solicitamos um espectador que aprenda e interaja, que decifre os artifícios do espectáculo e não seja refém do seu olhar – já o diziam Brecht, Artaud e Debord.
O Teatro vai ao Circo: “Porque o teatro, o palco da performance, é o lugar por excelência de confrontação do público consigo próprio, enquanto colectivo. O Teatro é uma forma comunitária exemplar”(Ranciére, 2010) ….. de mudar o Mundo!

Teresa Ricou


Março no  Bartô/ Zona Franca do Chapitô
Link para Download da agenda de Março!
http://pt.calameo.com/read/0005018313bbc97cb286f





Sem comentários: