quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Criançada: tudo ao Chapitô!

Teatro Griot
O Corcunda e a Cigana

Tenda do Chapitô
De 15 de Janeiro a 13 de Fevereiro 2011
Sab. e Dom. 16H
M_04
Preço: 10€




GRIOT – Associação Cultural, nasce da visão de alguns actores de origem africana, alguns de talento sobejamente reconhecido, como Miguel Sermão, Ângelo Torres e o actual presidente, Daniel Martinho, que pretendem essencialmente promover a arte, nas suas várias manifestações: o teatro, o cinema, a música, as artes plásticas, a dança, a literatura. O intercâmbio cultural entre Portugal e os Palop´s constitui, necessarimente, uma das grandes prioridades da associação. No entanto, como os mais de 80 associados da GRIOT – actores, encenadores, realizadores, músicos, artistas plásticos, bailarinos, fotógrafos, escritores - residem marioritariamente em Portugal, país sede da associação, temos vindo a realizar diversos trabalhos em parceria com várias entidades culturais a nível nacional. Importa salientar que a GRIOT é uma associação para todos os que acreditam que a Arte e a Cultura têem, e são, origem e reflexo das sociedades.

A Griot tem vindo a desenvolver um projecto de teatro dirigido ao público infanto – juvenil, que consiste essencialmente em “levar o teatro” às crianças e jovens nos seus locais de formação e lazer. Apesar de realizarmos espectáculos em salas de teatro convencionais, sabemos que, infelizmente, a ida a uma dessas salas pode revelar-se difícil de concretizar por motivos que todos conhecemos: custos elevados; deslocações; incompatibilidade de horários... A partir desta realidade o nosso “teatro de formato portátil” revela - se eficaz na formação contínua de um público que vê e sente o teatro como sendo parte interveniente e fundamental do próprio teatro. É com e para este público, tão verdadeiro, que a GRIOT se torna maior na sua incessante busca pela magia do teatro.




O Corcunda e a Cigana

A GRIOT tem o prazer de apresentar ao público a peça de teatro: “O Corcunda e a Cigana” – a partir do livro “Notre-Dame de Paris” de Victor Hugo. O autor escreveu o livro em 1830 e fê-lo para chamar a atenção das pessoas para a conservação da magnífica Catedral de Notre-Dame e também quis expressar a sua solidariedade pelo sofrimento do povo e a sua constante luta contra a injustiça. Infelizmente estas problemáticas mantêm-se actuais e são também pontos de reflexão no espectáculo, no entanto nós, GRIOT, queremos com esta peça celebrar a evidente “multiculturalidade” dos nossos tempos através da festa que pode ser o teatro com música, dança, cor, máscara, circo…



Ficha Técnica e Artística

Versão Cénica: Zia Soares

Encenação: Zia Soares

Direcção: Daniel Martinho

Produção Executiva: Anaína Lourenço

Interpretação: Anaína Lourenço, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Matamba Joaquim, Vasco Campos, Zia Soares

Cenografia: Flávio Miranda e Paula Pinote

Figurinos: Ana Lucas e Dolores Santos

Pesquisa Musical: Teatro Griot

Sonorização: Janelo da Costa

Divulgação: Anaína Lourenço e Zia Soares

Vídeo: Ivo Almeida

Fotografia: Adão Marcelino e Blaza

Design Gráfico: João Carlos Vaz

Assistência Geral: Fátima Sousa

Sem comentários: