segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Chapitô entra a bordo do navio Creoula



Expresso TV
Jornalista: Carolina Reis
Imagem: André Atayde



O Chapitô – Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina embarca, entre os dias 04 e 10 de Outubro de 2010, no NTM Navio de Treino de Mar Creoula.

Este embarque, resultado de um acordo entre esta ONGD – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento e o MDN - Ministério da Defesa Nacional tem como principal objectivo o da promoção de uma residência artística orientada para as actividades educativas e de formação da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô.

No NTM Creoula serão apresentadas um conjunto de provas-espectáculo pelos alunos da EPAOE sob direcção artística do corpo pedagógico deste mesmo projecto educativo, procedendo-se, pelas 18H30M do dia 08 de Outubro do corrente ano, no Cais da Doca de Alcântara e num exercício encenado, à abertura do ano lectivo 2010/ 2011.

Pelas 20H00 do mesmo dia será servido um cocktail volante e, a encerrar o evento, pelas 21H00, terá lugar a apresentação do espectáculo “Chapitô à Vela”, criação colectiva com direcção artística desta colectividade.

Nos dias 09 e 10 do mesmo mês, o Chapitô embarcará em direcção à Marina de Cascais onde, no dia 09, dinamizará, em terra e numa parceria com a Câmara Municipal de Cascais, um conjunto de workshops circenses.

No dia 10, numa parceria com a AJU – Associação Jerónimo Usera, o Chapitô acolherá, em mar, a visita de um grupo de 20 (vinte) jovens com idades compreendidas entre os 10 (dez) e os 16 (dezasseis) anos.

Sendo a EPAOE um projecto educativo em que a área do corpo tem uma importância basilar na formação artística, a residência artística em alto mar e a possibilidade de treinos em espaços preparados para o exercício da robustez física permitem, por um lado, a capacitação para o exercício das artes em diversos contextos – mar, espaço público e infra-estruturas culturais – e, por outro lado, o cruzamento da formação em artes de circo com a formação militar.


Sem comentários: