segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Não perca esta semana no Bartô do Chapitô

Quinta
Músicas do Outro Mundo
Dia 30 de Outubro
22h00

Roda de Choro de Lisboa

O choro ou chorinho surgiu no Rio de Janeiro em meados do séc. XVIII. A chegada da côrte portuguesa a esta cidade em 1808 foi a matriz deste género musical que juntou as danças de salão europeias em voga: polcas, mazurcas, valsas, scottish com o lundum e a modinha.Pode-se afirmar que o choro é pois primo direito do fado, da morna e também do tango, pois partilha com estes, várias influências de raiz. A Roda de Choro de Lisboa é um projecto de músicos portugueses e brasileiros que se desenvolve dentro do chamado repertório clássico, respeitando a linguagem singular do mesmo, mas com algumas surpresas.Ritmos bem portugueses como o corridinho ou o fado são também trabalhados de forma a evidenciar esta proximidade das linguagens lusófonas.Os chorões vestem-se a rigor e interpretam a música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo e muitos outros que ajudaram a construir a linguagem.
+ Informação em: www.myspace.com/rodadechorodelisboa

Luís Bastos - clarinete
Carlos "bisnaga" Lopes - acordeão
Nuno Gambôa - violão de 7 cordas
Alexandre "barriga" Santos - percussão


Sexta
Noite de Fado

22h00
A mais nobre e popular forma de expressão da música portuguesa passa pelo Bartô todas as sextas-feiras pela mão e pela voz de Hélder Moutinho e dos seus convidados

Sábado
Noites Performativos
Dia 1 de Novembro
23h00

Festa Reggae: DJ Sir William
Vindo de Brasília traz o reggae em forma de arte e cultura não só musical, mas também voltado para a preservação ambiental e criação de ideias que estimulem a consciência e a justiça social.
Transformação é a palavra de ordem!
O mundo é energia!
Sir Wiliam - vocal , guitarra acústica e percussão
Fernando - sax, percussão e flauta
E a ilustre presença da Positiva Vibração!


Domingo
Sonhar o Mundo
África
Dia 2 de Novembro

22h00

Poesia Cabo-Verdiana: Santos Cabral, José Luís Tavares e convidados

Sem comentários: