sexta-feira, 11 de abril de 2008

Noites Bartô

Sábado Performativo
RETROACTIVOS
Dia 12 de Abril música para dançar às 23h00 no Bartô do Chapitô, como não podia deixar de ser!
Paulo Prazeres assume os comandos do vj e Bruno Rosa, Carina Duarte, Denilson Mário e Ricardo Paz estão encarregues da performance conduzida por Sérgio Conceição.
Surpresas não vão faltar e vocês não vão querer perder!
É que festas destas só de ano a ano!!!


Segunda
MÚSICASOFÁ

Dia 14 de Abril, o convidado especial é Miguel Castro Caldas, escritor, que convida os amigos, traz a música e faz do Bartô a sua sala de estar.
Em 14 de Abril de 1865 Abraham Lincoln foi ferido com um tiro na nuca pelo fanático John Wilkes Booth; em 14 de Abril de 1907 a Dinamarca aprovou o sufrágio universal e o direito de voto às mulheres; em 14 de Abril de 1947 o transatlântico Queen Elisabeth naufragou; em 14 de Abril de 1956 Charles Ginsberg, Charles Anderson e Ray Dolby fizeram a primeira demonstração do gravador de videotape, simultaneamente na Califórnia e em Chicago; em 14 de Abril de 1959 a cápsula instrumental do satélite científico americano Discover II desintegrou-se na atmosfera; em 14 de Abril de 2007 houve um encontro de folclore em Ferreiras; e em 14 de Abril de 2008 consta que o Miguel Castro Caldas foi passar música ao Bartô, e que coisas lá se passaram.



Quarta
Dia 16 de Abril Exposição ReCICLAGEM RECONSTRUTIVA: Uma viagem de possibilidades.
Trabalhos dos alunos do 1º ano da EPAOE coordenados por José V. S. Carvalho (Oficina Re Criativa)
Cada vez mais na sociedade contemporânea o consumismo descartável faz parte do nosso quotidiano. A tecnologia que nos invade constantemente criando uma indiscutível dependência, também deixa atrás de si uma enorme quantidade de equipamento informático que rapidamente se torna obsoleto e aparentemente inútil mas também um problema ambiental.
O mesmo acontece com as embalagens de produtos de consumo diário que invadem o nosso planeta de forma assustadora.
Através do estudo da forma, foram criadas composições de construção para novas linhas de leitura e interpretação.
Métodos alternativos de leitura de formas já pré concebidas, como ponto de partida para outras criações, novas linhas de pensamento e renovação de conceitos e ao mesmo tempo, uma abordagem crítica em relação à prática da descartabilidade gratuita que se vive quase inconscientemente nos dias de hoje.
Nesta exposição, são apresentados alguns desses trabalhos e outros de autoria do artista inseridos no mesmo contexto.


Quintas
MÚSICAS DO OUTRO MUNDO

Dia 17 de Abril com Roda de Choro de Lisboa
Os músicos da Roda de Choro de Lisboa voltam a formar o semi-círculo para fazer girar os pares pelo reportório de choros com sabor de riso redondo do circuito musical do Rio dos nossos avós.


Sextas
FADO
Helder Moutinho é o anfitrião da noite, Ricardo Parreira na guitarra Portuguesa, Miguel Monteiro na viola fado, João Penedo no contra baixo.
O vinho quente acompanha a noite.


Sábados
PERFORMATIVOS
Dia 19 de Abril, lançamento do livro: “Ria Agora” de Ana Banana com a presença de Lideres do Riso.
Ana Banana (Joanne Gribler) é filha de pais ingleses e foi nascer em Espanha em Junho de 1970. Mora em Portugal há 12 anos e é a fundadora do Método de Yoga do Riso no nosso país. Começou a interessar-se por este Método devido a uma doença física aparentemente sem hipóteses de cura. Hoje goza de plena saúde e o seu desejo é que outros retirem benefícios
desta maravilhosa prática. Na Associação Nariz Vermelho dá vida à personagem da Enfermeira Gira Sol e a sua vocação é expandir a filosofia do bem estar através do optimismo, humor, alegria e a pura brincadeira. Fundadora da Escola de Riso, cria programas para integrar o elemento lúdico em escolas, lares e empresas... Acredita que uma pessoa feliz é uma pessoa mais produtiva, saudável e original. A sua filosofia de vida é que AGORA é essencial que aprendamos com as
crianças, já elas são mais felizes que os “crescidos”.

Performance Bruno Schiappa: O clássico e o realismo. Uma fusão de texto com música e vídeo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A propósito de m+usica no sofá, é bom saber que boas ideias são copiadas. De Novembro de 2005 a Março de 2006 programei o Bartô, e curiosamente uma das iniciativas que implementei chamava-se "Desconstrução do Conceito de Dj", basta ver nos vossos arquivos. E também para que conste, quem inaugurou essa iniciativa foi precisamente o Miguel Castro Caldas no dia 1 de Dezembro de 2005. Desejo muitos sucessos, não costumo desejar mal a ninguém, tenho é pena que instituições como o Chapitô trabalhem dessa forma, o mínimo que podíam ter feito era terem dito alguma coisa. Cumprimentos Pedro Barros