segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alessandra Casali


Alessandra Casali – Sposa Mi (Casa comigo)
Chapitô » Tenda » 20 a 23 de Maio » 22H » Quin. a Dom. » M_16 » 12€


Alessandra Casali


Licenciada em Artes do Espectáculo pela Universidade de Bolonha, Alessandra Casali integra o Grupo de Teatro Moléculas trabalhando, durante três anos, com um projecto global de formação profissional baseado em técnicas de expressão dramática e artes cénicas.
Obtém formação em Teatro Físico, Técnicas Vocais, Teatro de Figura e, após alguns anos, inicia-se no trabalho de Técnicas de Clown. Funda, juntamente com outras duas actrizes, o Grupo de Teatro Las Ranas, o qual produz espectáculos de teatro cómico.
Conhece o mimo e actor cómico Renato Curci com que estuda e desenvolve Técnicas Mimo e de Teatro do Gesto. Juntos criam “Ríe, ríe…”, espectáculo cómico de pantomima. Este espectáculo, que exibem no Festival de Santarcangelo do Teatro de Santantarcangel de Roma e no Festival Internacional de Teatro de Marionetes de Perugia, obtém uma Menção Honrosa.
Com a também clown Antonella Vittore cria o espectáculo “Clowdestinas” numa mistura de técnicas de clown, acrobacia e equilibrismo.
Em 2001 inicia-se a solo criando “Danseux”, fruto da junção de teatro, circo e música. “Sposa Mi” é o seu segundo espectáculo a solo e mantém a conjugação de estilos teatral e circenses.

Sposa Mi

“Casa comigo” é um comboio de imagens, cores, visões… Um conjunto de representações construídas sob um imaginário cómico que, num irresistível moinho de ironias, mistura a dança com o malabarismo, a música com o equilibrismo, a acrobacia com as técnicas de mímica.
A protagonista é Lisa Lamis, uma clown teatral contagiada por uma energia vibrante e uma linguagem muito especial feita não de palavras, mas de sons. Esta curiosa personagem que esconde vaidades e ambições está em palco com o único objectivo de seduzir o público fazendo-se valer dos seus inúmeros talentos.
Lisa oferece-nos a sua própria visão do mundo que nem sempre é a mais adequada: umas vezes é simples, outras luminosa, outras ainda pujante, mas que caminha sempre numa busca de um espaço de liberdade.
No palco, com Lisa, há sempre um vestido de noiva. E há também a Manú, o seu alter-ego, uma personagem que ganha corpo pela mão de Lisa e que pela mão desta morre.
O resultado de tudo isto é uma história que se desenrola, de cena em cena, com um ritmo alucinante. Uma história onde números de expressão teatral, de circo e de música nos tocam pela sua força e profundidade, mas também pelo seu surrealismo que, no final, nos revela um mundo que é nem mais, nem menos do que o que vemos nele.
“Casa comigo” é uma peça que reúne teatro e circo, um espectáculo que junta, de uma forma cómica, burlesca e poética a expressão corporal à música.

Duração: 60 minutos
Direcção: Alessandra Casali
Interpretação: Alessandra Casali
Luz e Som: G. Grasso
Guarda-roupa: Giovanna Manunta

Sem comentários: